História do MADA Brasil

A primeira reunião de MADA - Mulheres que Amam Demais Anônimas - no Brasil, que tenhamos conhecimento, foi realizada em 16 de abril de 1994 numa sala nos fundos da Igreja do Perpétuo Socorro, no bairro Jardins em São Paulo.

A iniciativa foi de uma esposa de dependente químico que leu o livro Mulheres que Amam Demais, de Robin Norwood (terapeuta familiar especializada em tratamento para dependentes químicos), se identificou e seguindo as orientações do livro  começou a se reunir com algumas outras mulheres com o mesmo problema: dependência de relacionamentos.

Alguns anos depois, no Rio de Janeiro, a primeira reunião aconteceu em uma sala da Paróquia Santa Mônica no bairro do Leblon, em 06 de julho de 1999.

No início, o Grupo MADA recebeu literatura do grupo AMAP (Amadas Mulheres Adictas a Pessoas) de Buenos Aires, Argentina. Esta literatura deu origem à apostila usada por muitos anos nos Grupos MADA. 

No Brasil temos 3 livros da autoria de Robin Norwood:

• Por que eu, por que isso, por que agora?
• Meditações Diárias para Mulheres que Amam Demais
• Mulheres que Amam Demais (publicado em 1985 e que já vendeu mais de 3,2 milhões de exemplares nos EUA e 30 milhões em outros países).