quinta-feira, 19 de novembro de 2020

A Linguagem da Liberdade - 19 de novembro

Aceitando Nossos Sentimentos

Por que lutamos tanto contra os nossos sentimentos? Por que nos esforçamos tanto em negar nossas emoções, principalmente as concernentes a outras pessoas? Elas são apenas emoções!

No decorrer de um dia, podemos negar que nos sentimos frustrados com relação a alguém que nos está prestando um serviço.

Podemos negar que nos sentimos frustrados, zangados ou magoados com relação a um amigo.

Podemos negar sentimentos de medo, ou de raiva, com relação a nossos filhos.

Podemos negar toda uma gama de emoções quanto a nosso cônjuge ou à pessoa com quem estamos tendo um relacionamento amoroso.

Podemos negar sentimentos provocados por pessoas para as quais trabalhamos, ou por pessoas que trabalham para nós.

Às vezes, as emoções são uma reação direta a outras pessoas. Às vezes, as pessoas desencadeiam algo mais profundo — uma antiga tristeza ou frustração.

Não importa a fonte de nossas emoções, elas continuam sendo nossas emoções. Nós as possuímos. E quase sempre a aceitação é tudo que é preciso para fazê-las ir embora.

Não precisamos deixar que nossas emoções controlem nosso comportamento. Não temos de agir sobre cada emoção que passe por nós. Não precisamos entregar-nos a um comportamento inapropriado.

Sempre é bom falar de nossas emoções com alguém em quem confiamos. Às vezes, precisamos expor nossas emoções às pessoas que as estão desencadeando. Isso pode originar intimidade e proximidade. Mas a pessoa mais importante a quem precisamos contar somos nós mesmos. Se permitimos que nossos sentimentos fluam em nós, se os aceitamos e depois os liberamos, então saberemos o que fazer a seguir.

Hoje, lembrar-me-ei de que as emoções são uma parte importante de minha vida. Estarei aberto às minhas emoções em minha vida familiar, com meus amigos, no amor e no trabalho. Sentirei minhas emoções sem julgar a mim mesmo.


Trecho Retirado do Livro "A Linguagem da Liberdade" de Melody Beattie

Nenhum comentário:

Postar um comentário